quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alecrim: O seu óleo essencial é benéfico para o fígado e vesícula biliar



O ácido rosmarínico do alecrim oferece uma acção anti-alérgica.

Mas esta não é a única propriedade desta planta que favorece o fluxo sanguíneo no coração (artérias coronárias), nas pernas e mãos (útil no caso de extremidades frias) e no cérebro, aumentando a memória e a concentração.

Para além disso, o alecrim melhora as insuficiências hepáticas e vesiculares que podem originar má digestão, enfartamento, cólicas e gases. Melhora a circulação, alivia as dores reumáticas nas articulações e estimula o crescimento do cabelo.

Outras propriedades

Alivia o cansaço e é utilizado no tratamento das cefaleias na China, Grécia e Índia. Em óleo essencial, utiliza-se como anti-séptico, anti-viral sendo um tratamento para o herpes simplex, juntamente com a erva-cidreira. É utilizado como tratamento co-adjuvante da doença de Alzheimer e Parkinson.


Estudos científicos

Dois estudos com 181 adultos que experimentaram aromaterapia (inalação do óleo essencial) com alecrim e alfazema confirmaram melhorias ao nível da memória, capacidade de trabalho, rapidez de raciocínio e humor (International Journal of Neuroscience).

Administração


Infusão: Uma colher de planta por chávena, duas a três vezes por dia.
Óleo essencial: Uma a duas gotas com um pouco de água, duas vezes por dia.


Precauções


Seguro como planta medicinal, o óleo essencial é contra-indicado por via interna durante a gravidez e em crianças até aos seis anos.

Remédios caseiros


Chá da memória: Junte duas colheres (sopa) de alecrim, salva e erva-cidreira e faça uma infusão em um litro de água. Beba ao longo do dia.

Loção do cabelo: Faça uma infusão de cinco colheres de sopa de alecrim, salva, bardana, chá verde, alcacuz e uma cebola picada em um litro de aguardente. Deixar macerar durante cinco dias, agitando diariamente. Aplique antes de deitar com uma pequena massagem.


Revisão científica: João Beles, naturopata (coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)


Fonte: Prevenir


Programas e jogos para computador

Marradas com efeitos sonoros

 Precisa de um novo e-mail?

ZZN Account

Abra aqui a sua nova conta 

 

OS NOSSOS BLOGS:

Notícias da Ilha Graciosa
Galeriacores cartoon humor

 

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Lista de Links

Capela Virtual da Galeriacores

Notícias dos Açores



Fotogalerias dos Açores


Programas e jogos para computador

Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...



Newsfeed

Gardening Newsfeed Fresh Content.net

Google




Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor