quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alcachofra: As propriedades terapêuticas de uma planta inimiga do colesterol



Os estudos científicos demonstraram que a alcachofra (320 a 640 mg/dia) reduz em 40% os sintomas de dispepsia após dois meses em 454 pacientes (Phytomedicine, 2002).

No tratamento do colesterol, a dose diária de 1800 mg de alcachofra diminuiu, ao fim de seis semanas de tratamento, o colesterol total em 18,5% (8,6% no placebo) e o LDL em 22,9% (Arzneimittelforschung, 2000).

Princípios activos

Oferece cinarina que baixa o colesterol juntamente com a pectina, fibra laxativa que também evita a formação de placas de ateroma, reduz a absorção de gorduras e glicose. Também contém potássio que ajuda a eliminar o excesso de sódio, sendo drenador.

Principais propriedades

A alcachofra está indicada para más digestões, enfartamentos, gases e dispepsias. Dada a sua capacidade regeneradora do fígado, pode ser utilizada em caso de intoxicações crónicas por má alimentação ou por utilização excessiva de medicamentos ou álcool.

Melhora o funcionamento da vesícula biliar, aumentando e fluidificando a bílis, acção que também ajuda a melhorar o trânsito intestinal e a tratar a vulgarmente chamada «vesícula preguiçosa».

Outras propriedadesDiminui os níveis de colesterol, podendo ser combinada com alho, policosanol ou gugul. Estimula a diurese, sendo utilizada em muitos regimes de emagrecimento.


Administração

Em xarope, recomenda-se a toma de 1 a 2 ml por dia, em comprimidos 0,5 a 2 g por dia, durante as refeições.

Embora muitas vezes se utilize somente a folha, é preferível usar a planta por inteiro. É também consumida como legume, podendo ser encontrada fresca em supermercados.

Precauções

Não deve ser utilizada por mulheres a amamentar, pois diminui a produção de leite. Na litíase biliar só pode ser utilizada sob acompanhamento de um naturopata ou médico.

Sugestões


Utilize os corações de alcachofra em saladas ou como substituto do bacalhau, juntamente com o alho francês, no bacalhau à Braz vegetariano.


Em vez de água durante as refeições, beba um chá com 1 colher de sopa de alcachofra, cardo-mariano e boldo. Se também tiver gases, junte 1 colher de chá de sementes de funcho.

Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa).


Fonte: Prevenir


Programas e jogos para computador

Marradas com efeitos sonoros

 Precisa de um novo e-mail?

ZZN Account

Abra aqui a sua nova conta 

 

OS NOSSOS BLOGS:

Notícias da Ilha Graciosa
Galeriacores cartoon humor

 

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Lista de Links

Capela Virtual da Galeriacores

Notícias dos Açores



Fotogalerias dos Açores


Programas e jogos para computador

Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...



Newsfeed

Gardening Newsfeed Fresh Content.net

Google




Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor