quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cultivar plantas no interior


Não é preciso um arsenal para plantar ervas, legumes e hortaliças em casa ou mesmo no apartamento. O alimento fresco ainda serve para dar novo ar à decoração.
Vivendo em cidades grandes, são poucas as pessoas que podem se dar ao luxo de ir até o quintal e colher verduras, legumes e ervas fresquinhos na hora de preparar as refeições. Nos centros urbanos, a solução é mesmo fazer a feira, mas, para quem quer ter sempre à mão temperos naturais, prontos para dar um sabor especial ao prato, não é tão difícil montar uma horta doméstica. Além de proporcionar a quantidade certa de ervas, legumes e hortaliças, sem desperdício, plantar mudas em casa traz também a vantagem de ter o alimento a um custo quase nulo. O cultivo da terra, mesmo que em pequenas proporções, também é uma atividade relaxante, um incentivo para as crianças, e traz ainda uma alimentação livre de produtos químicos. Como orientam especialistas, qualquer cantinho, desde que arejado e com boa incidência de sol, pode servir, inclusive valorizando a decoração, com a elegância dos aromas próprios da natureza. É só comprar os equipamentos, e mãos à obra.

Qualquer pessoa que tenha um espaço livre em casa (varanda, cobertura, terraço, quintal, área de serviço) com alguma incidência de sol pode se dar ao luxo de cultivar desde temperos, ervas medicinais e aromáticas até hortaliças e legumes frescos, livres de produtos químicos, de acordo com as orientações da arquiteta Ana Paula Souza, dona da empresa Hortinha - Hortas Domésticas Planejadas, que faz canteiros domésticos planejados. "Podem ser terraços, varandas, jardineiras existentes do próprio apartamento. O fundamental é que bata sol", ressalta. Nos projetos que desenvolve, a arquiteta busca entender os desejos de cada cliente, e as diferenças em cada um dependem da disponibilidade de espaço, do nível de insolação, gostos culinários e necessidades terapêuticas. "Para quem mora da cidade, em casa ou apartamento, observamos o espaço com melhor insolação, de 2 a 3 horas diárias de sol direto, que não fique tão exposto ao vento, os recipientes que serão utilizados, o porte e forma de crescimento das espécies escolhidas", afirma Ana Paula.


A maneira mais fácil e prazerosa de cultivar plantas em casa é ter um canteiro de ervas. Para quem gosta de experimentar sabores, realçar aromas e incrementar visualmente seus pratos, as ervas são uma opção. Além disso, a grande maioria possui propriedades medicinais, o que permite seu uso terapêutico por meio de chás, óleos, xaropes, pomadas, cremes e águas floridas. "Ter uma horta doméstica proporciona bem estar, pois o verde das ervas, em composição com os recipientes escolhidos, tornam atraente um cantinho da varanda, enfim, da casa, que muitas vezes nem era percebido anteriormente. Traz alegria também. Estimula nossa criatividade gastronômica e nos permite cuidar melhor da saúde. Além de embelezar e perfumar nosso lar", continua a arquitecta.


Engana-se quem acha que é preciso dispor de um terreno grande para fazer uma horta, porque há temperos muito fáceis de cultivar em vasos e jardineiras, que crescem rapidamente, como: alecrim, arruda, babosa (aloe vera), boldo, capim-limão, cavalinha, cebolinha, coentro, estragão, erva-doce, hortelã, lavanda/alfazema, manjericão, manjericão roxo, manjerona, melissa/erva cidreira, orégano, pimentas, salsinha, salsinha crespa, salsão/aipo, sálvia, tomilho. "E as hortaliças e leguminosas mais simples e comuns para quem tem mais espaço e bastante sol são: alface, rúcula, tomate, pimentão, couve, rabanete, cenoura".


No preparo das mudas, o ideal é usar um terço de terra boa, um terço de areia e um terço de composto orgânico. Em relação à luminosidade, as mudas só se desenvolvem bem quando plantadas sob sol pleno, e a rega vai depender da espécie. Na hora do plantio, a distância melhor entre as mudas é de, geralmente, 20 cm, e, em vasos pequenos, é aconselhável não plantar mais de duas mudas. Também é melhor escolher sementes novas, já que a maioria dos temperos é anual.


HÁBITO


Trazendo para a capital a herança da vida no interior, a agente comunitária de saúde Kátia Maria Moreira, 44, mantém há 14 anos uma horta de 8mX8m no quintal de sua casa em BH. Ela planta desde temperos que usa na hora de preparar os alimentos, frutas, hortaliças, legumes, até ervas terapêuticas. Manjericão, salsa, cebolinha, couve, tomate, banana, acerola, caju, laranja, orégano, hortelã grande e pequeno, coentro, taioba, melissa, caninha de macaco, salsão, babosa, cenoura, beterraba, repolho e couve-flor são apenas alguns exemplos do que cultiva. Kátia até montou uma espécie de farmácia em casa para aproveitar as propriedades dos produtos. "Faço chá calmante com melissa e extrato de alface, uso hortelã, poejo e funcho para cólicas de neném, babosa para queimaduras, caninha de macaco para os rins, e também produzo shampoo com camomila e carquejo - esse último tem ação contra piolhos", conta.


Kátia também produz o próprio adubo orgânico, com restos de alimento, cascas e serragem. Para preparar a terra, ela usa o adubo intercalado com folhas secas e serragens, fazendo a mistura quinzenalmente que, depois de três meses, está pronta para receber as mudas. A rega é feita de dois em dois dias, com regador, ou aproveitando a água da chuva por um sistema próprio de coleta. Como o consumo de legumes e verduras é grande na família, conta que economiza no mínimo R$ 35 mensais, e até dá algumas plantas para os vizinhos. Mas a maior vantagem para Kátia em ter uma horta em casa, além de colher os produtos fresquinhos, sem agrotóxicos, é o prazer. "Eu relaxo mexendo na terra. As plantas já até me ajudaram a enfrentar uma depressão".





Fonte da notícia: Lugar Certo

Etiquetas: , , , , , , , ,

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O poder das ervas medicinais


O termo Medicina Alternativa é usado para descrever práticas médicas diversas da alopatia, ou medicina ocidental. Mas o que será mesmo que este termo implica?

Alguns estudos apontam que esta é uma definição inadequada, pois se deve considerar a medicina como constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e tratamento, independentemente do facto de ser aplicada no oriente ou ocidente, como alopatia, homeopatia ou mesmo fitoterapia.

Estes estudos ainda indicam que uma definição mais adequada para a medicina alternativa seria o conjunto de práticas de diagnostico e terapia sem a apropriada validação científica, ou que sejam consideradas inacessíveis ao método científico experimental, o que neste último caso pode ocorrer nas práticas de cura via métodos metafísicos e espirituais, diferentemente das práticas médicas convencionais.
Mas quem é que nunca recorreu ao famoso chazinho na hora de aliviar uma dor ou um desconforto, para dormir melhor ou mesmo para emagrecer? Presente no cotidiano do brasileiro, principalmente pela diversidade ecológica, os chás tomam cada vez mais espaço, tanto na hora de buscar uma cura para um problema de saúde quanto para apreciar o sabor da erva. A estudante Ísis Theodoro, por exemplo, toma chá branco há seis meses e tem gostado do resultado. "Comecei a tomar porque sei que ele ajuda no processo de emagrecimento e o sabor é bem melhor que o do chá verde. Mas depois desse tempo tomando praticamente diariamente, senti outros benefícios como a melhora na disposição e no funcionamento do intestino", completa.

De acordo com o índio Macsuara Kadiwel, as plantas são óptimos remédios e cada uma delas tem uma especialidade. “As ervas são grandes aliadas em problemas que com remédios tradicionais dificilmente são tratadas”, afirmou o índio, que passou 20 dias vendendo ervas medicinais no Centro de Ribeirão.

Para ele, as plantas mais vendidas são: Guacia-planta, carqueija, pata de vaca e joão bolão, usadas para combater a diabetes. “Muita gente também procura ervas para insônia, problemas renais e impotência sexual. Nesses casos, são pessoas com mais de 40 anos que procuram os chás”, afirmou Macsuara.

O índio explicou como é feita a sua reposição de ervas. “As plantas são selecionadas e criadas em um laboratório de São Paulo, e são mais de 20 qualidades de plantas cultivadas principalmente para estes fins. Se eu tivesse que arrancar uma planta da natureza eu não estaria aqui, pois a natureza é o maior poder do mundo”, concluiu.

Segundo a professora de farmacologia Dra. Carolina Baraldi A. Restini, muitos dos chás e infusões de produtos naturais usados pela população já possuem embasamento científico para justificar os seus efeitos. “Na verdade, a pesquisa científica sobre princípios extraídos de plantas tiveram início justamente com base no uso popular, ou seja, com o objetivo de avaliar o mecanismo de ação de tais princípios, bem como comprovar os efeitos benéficos relatados pelos usuários”, afirma a professora.

Ainda de acordo com a Dra. Carolina, é importante lembrar da dica: “Não é porque é natural que não faz mal”. Aquele pensamento de que “se não fizer bem, mal não faz”, não é seguro. “Hoje, a maioria dos chás e produtos ativos naturais passou e vem passando por experimentos científicos que garantem ao consumidor informações sobre a segurança de seu uso terapêutico. Por isso, é muito importante consultar um profissional, como por exemplo, o farmacêutico, para saber sobre o verdadeiro efeito e benefício do chazinho”, conclui a professora.

Como já diz o ditado : A diferença entre o veneno e o antídoto é a dose. Portanto, com moderação, todo chá é benvindo!
Fonte da notícia: RibeirãoPretoOnline

Etiquetas: , , , , , ,


Programas e jogos para computador

Marradas com efeitos sonoros

 Precisa de um novo e-mail?

ZZN Account

Abra aqui a sua nova conta 

 

OS NOSSOS BLOGS:

Notícias da Ilha Graciosa
Galeriacores cartoon humor

 

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Lista de Links

Capela Virtual da Galeriacores

Notícias dos Açores



Fotogalerias dos Açores


Programas e jogos para computador

Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...



Newsfeed

Gardening Newsfeed Fresh Content.net

Google




Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor