quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

VITAMINA C Fruta para o rosto


Anúncios de cosméticos com laranjas, toranjas e citrinos. A vitamina C e a pele parecem indissociáveis. O dermatologista Jean Krutmann diz-lhe o que deve saber sobre este nutriente.

A pele não reconhece o valor ou a raridade dos ingredientes que os cremes cada vez mais contêm - ouro, por exemplo. A pele só sabe da eficácia dos seus componentes e, se analisarmos as campanhas de publicidade dos cosméticos nos últimos 20 anos, a vitamina C é quase omnipresente.

"A vitamina C é o antioxidante mais poderoso que se conhece para a pele. Tem a capacidade de proteger ou atenuar os efeitos negativos dos raios UVB, UVA e também os raios infravermelhos", confirma Jean Krutmann, professor de Dermatologia e director do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Dusseldorf.

O ser humano precisa desta vitamina, mas não a consegue produzir. Entram em cena os citrinos e outros alimentos ricos em vitamina C, os suplementos alimentares e uma dose de cremes e séruns. Jean Krutmann estuda os danos que os factores ambientais (UVA, UVB, infravermelhos) causam na pele. A investigação cosmética já tinha provado que a vitamina C - também conhecida por ácido ascórbico - é fundamental para a produção do colagénio e da elastina, que ajuda a prevenir a perda de água e tem ainda a capacidade de "desactivar" os radicais-livres antes de causarem danos à pele. Ao estimular a síntese e a produção de melanina, a vitamina C consegue ainda aclarar as manchas escuras na pele.

Com este potencial, percebe por que é que a indústria cosmética "venera" a vitamina C. "Para a sua utilização em cosmética ser eficaz, o truque é arranjar uma boa combinação entre a vitamina C e os restantes ingredientes para potenciar as suas acções", explica o especialista, que exemplifica: uma das melhores combinações é a que reúne a vitamina C com a E e com o ácido ferúlico. Nesta sinergia, crê Krutmann, está o futuro. "Assim pode diminuir-se a concentração da vitamina C nos produtos cosméticos e fazer com que eles sejam mais bem tolerados pela pele, para além de baixar os custos de produção dos cosméticos e torná-los mais baratos para os consumidores."

Vitaminas segundo a idade

A dose diária de vitamina C recomendada para os homens com idades entre 19 e os 70 anos é de 90 miligramas/dia e, para as mulheres da mesma faixa etária, a dose é de 75 miligramas. Ora, para se chegar à dose recomendada de vitamina C, tem de se consumir, em média, uma laranja e meia por dia.

Por ser uma vitamina muito instável - que reage ao calor, ao ambiente e à luz -, só o simples acto de cortar uma laranja já faz com que se perca alguma percentagem de vitamina C. "O maior problema da vitamina C é que oxida muito depressa. Por isso, teve de se encontrar uma forma de prevenir/retardar a oxidação - até porque, se ela oxidar antes de entrar nas células da pele, o efeito pode ser adverso.

Os maiores passos para potenciar a penetração da vitamina C foram dados pelo dermatologista e investigador Sheldon Pinnel, da Universidade de Duke, nos EUA. Foi o pioneiro na estabilização da vitamina C, que garante a acção do produto, e conseguiu associá-la a outros antioxidantes. Sheldon Pinnel criou a sua própria marca de dermocosméticos - a SkinCeuticals, fundada em 1997, chegou a Portugal no último trimestre de 2011 e aposta na prevenção, na protecção (para uma pele saudável) e na correcção (dos sinais visíveis de danos ou envelhecimento) com um ingrediente-chave: a vitamina C.

"Ao associar na mesma fórmula activos antioxidantes muito potentes (a vitamina C pura, por exemplo) e uma acção sinérgica comprovada (entre a vitamina C pura, a vitamina E pura e o ácido ferúlico), os estudos mostram que a pele pode não só compensar o seu próprio défice de antioxidantes, como estimular os mecanismos de autodefesa para neutralizar da melhor forma os radicais livres, chegando mesmo a reparar as lesões existentes", diz o director de produto da SkinCeuticals em Portugal, Pedro Perpétua.

Conselhos finais: "Começar aos 17 anos é o ideal; aos 35, já vai tarde porque as rugas e as manchas de melanina já se estão a desenvolver", frisa Krutmann; "Se não teve demasiada exposição ao sol, um produto de tratamento diário, com um SPF 20, é suficiente. Se for uma pessoa mais exposta ao sol, tem de usar um factor de protecção maior. Se fizerem isto, quando chegarem aos 50/60 anos, vão parecer muito mais jovens."

Artigo publicado na edição de 22 de Janeiro da revista Pública

Publico


Programas e jogos para computador

Marradas com efeitos sonoros

 Precisa de um novo e-mail?

ZZN Account

Abra aqui a sua nova conta 

 

OS NOSSOS BLOGS:

Notícias da Ilha Graciosa
Galeriacores cartoon humor

 

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Lista de Links

Capela Virtual da Galeriacores

Notícias dos Açores



Fotogalerias dos Açores


Programas e jogos para computador

Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...



Newsfeed

Gardening Newsfeed Fresh Content.net

Google




Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor