quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Tudo sobre os chás


Tudo sobre os vários chás que fazem bem à saúde

Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aqueles que nós chamamos de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são, para sermos mais corretos, tisanas ou infusões. A partir das folhas da Camellia sinensis é possível obter diferentes tipos de chá e, dependendo do tipo de tratamento a que são sujeitas, dividi-los nas seguintes categorias:

Verde - As folhas vão para a secagem após a colheita. Seu sabor é um tanto amargo. As folhas são apenas passadas pelo calor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação. O chá Gyokuro (gotas de orvalho), do Japão, é considerado um dos melhores - suas folhas são cobertas com tela antes da colheita e, assim, preservam a clorofila e perdem tanino, ficando adocicadas.

Preto - As folhas sofrem um processo de fermentação que confere ao líquido um tom avermelhado escuro e um sabor intenso. As folhas são colocadas em tanques fechados até fermentarem. Depois elas são aquecidas e desidratadas.

Oolong - Sofre um processo de fermentação muito curto. Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. O sabor é suave. Este chá é o menos comum no mundo ocidental.

Aromatizados - Qualquer chá, independentemente do tratamento pelo qual tenha passado, pode receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu.

AS TISANAS OU INFUSÕES

O que vulgarmente se chama de chá de ervas é apenas uma infusão de ervas não derivadas da árvore do chá, a Camellia sinensis. Chá de ervas é todo um conjunto de bebidas que podem ser servidas quentes ou frias e que se obtêm pela cozedura, maceração de folhas, flores ou raízes de certas plantas aromáticas.

SABIA QUE...

O Chá é a bebida mais consumida a nível mundial, depois da água, sendo 7 vezes mais consumida que a água mineral?
Por ano bebem-se cerca de 800 biliões de litros de bebida não alcoólicas em todo mundo; o chá representa cerca de 300 biliões (38%) deste volume?
Em Portugal, 82% da população consome chá mas com uma frequência media de apenas 16 chávenas anuais per capita?


O QUE SÃO ANTIOXIDANTES ?

Imagine que possui determinadas subst âncias no seu organismo, que o podem
ajudar a proteger-se da ação negativa de outros elementos...estas substâncias são os Antioxidantes.


Os Antioxidantes são substâncias que ajudam o nosso organismo a proteger-se dos danos causados por moléculas designadas radicais livres. Alguns Antioxidantes estão presentes naturalmente no nosso organismo, enquanto os outros são obtidos através dos alimentos.
Principais fontes alimentares de alguns Antioxidantes


Antioxidantes Principais fontes alimentares
Betacaroteno
Damasco, melão, pêra, abóbora, agrião, brócolos e cenoura
Flavonóides
Chá, vinho tinto, laranja, maçã, cebola, alho, cenoura e brócolos
Vitamina C
Laranja, kiwi, morango, batata, pimento vermelho e verde, brócolos e espinafre
Vitamina E
Amendoim, noz, semente de girassol, brócolos, espinafre e pão integral

O QUE SÃO RADICAIS LIVRES ?


Radicais livres são moléculas naturalmente presentes no nosso organismo, envolvidas em vários processos, tais como, respiração e contração muscular. Alguns fatores ambientais como a luz solar, o tabaco e a poluição, ou mesmo a pratica de exercício físico, podem conduzir ao aumento da formação destas substâncias no nosso organismo.
Estas moléculas, quando em quantidades excessivas, podem ter uma ação negativa: podem provocar alterações no nosso DNA, nas proteínas e nos ácidos gordos polinsaturados, presentes nas nossas células.
Os danos causados pelos radicais livres têm sido relacionados com o desenvolvimento de determinadas doenças, como o cancro, doenças cardiovasculares, cataratas e doença de Alzheimer.


O CHÁ E OS ANTIOXIDANTES

O chá é uma excelente fonte de Antioxidantes, designados flavonóides, um tipo de Antioxidantes com propriedades muito fortes.
São vários os estudos que têm sugerido o fato destes Antioxidantes possuírem um vasto efeito no organismo como, por exemplo, efeito antibacteriano, antiviral, anti-alérgico e ações vasodilatadoras.


Alguns dos estudos efetuados demonstram que uma quantidade significativa destas substâncias é libertada durante o primeiro minuto de infusão do chá. Na realidade, a quantidade de Antioxidantes presentes numa chávena de chá é substancial:
Uma típica chávena de chá contem aproximadamente 200mg de flavonóides.

Etiquetas: , , , , , ,


Programas e jogos para computador

Marradas com efeitos sonoros

 Precisa de um novo e-mail?

ZZN Account

Abra aqui a sua nova conta 

 

OS NOSSOS BLOGS:

Notícias da Ilha Graciosa
Galeriacores cartoon humor

 

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Lista de Links

Capela Virtual da Galeriacores

Notícias dos Açores



Fotogalerias dos Açores


Programas e jogos para computador

Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...



Newsfeed

Gardening Newsfeed Fresh Content.net

Google




Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor