segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Centenas de plantas medicinais correm risco de extinção


Centenas de plantas medicinais correm risco de extinção



Centenas de plantas medicinais encontram-se em risco de extinção, o que dificultará a descoberta de tratamentos para várias doenças, indica um estudo divulgado ontem pela Organização Internacional para a Conservação em Jardins Botânicos (BGCI).


Segundo a "BBC", o estudo indica que mais de 50% dos medicamentos são obtidos de plantas em risco de desaparecimento, devido ao aumento das colecções particulares e públicas e, em alto grau, ao desmatamento do planeta.De acordo com a BGCI, os pesquisadores acreditam que estas plantas podem tratar doenças tão graves como o cancro ou o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV).


Segundo o estudo, foram identificadas cerca de 400 espécies de plantas medicinais em risco de extinção.


Entre as que correm risco, o estudo cita a Hoodia, uma planta medicinal do Sul da África, pertencente à família Apocynaceae, utilizada na medicina para reduzir temporariamente o apetite e que é usada como alimento das tribos da região para enfrentar longas e cansativas caças no deserto, sem sentir a sensação de fome.


Entre estes grupos ameaçados também se encontra a metade da variedade de magnólias, utilizadas na medicina tradicional chinesa há cinco mil anos e na japonesa, e que tem substâncias usadas na luta contra o cancro e as doenças cardíacas.


A organização indica que actualmente há cerca de cinco mil milhões de pessoas que beneficiam destas plantas como remédio, e cada vez mais elas são usadas para elaborar medicamentos em laboratórios.


Por isso, o estudo conclui que a perda destas plantas pode acarretar consequências impensáveis no futuro, e problemas imprevisíveis no campo da medicina e no tratamento paliativo das doenças.


A BGCI, com sede em Londres, é uma organização internacional formada por 600 analistas de 120 países.


Fonte da notícia: Diário dos Açores

Etiquetas: , , , ,


Programas e jogos para computador

Marradas com efeitos sonoros

 Precisa de um novo e-mail?

ZZN Account

Abra aqui a sua nova conta 

 

OS NOSSOS BLOGS:

Notícias da Ilha Graciosa
Galeriacores cartoon humor

 

Lots of info for tourists who want to visit Azores

Lista de Links

Capela Virtual da Galeriacores

Notícias dos Açores



Fotogalerias dos Açores


Programas e jogos para computador

Alguns canais portugueses da TV Online: RTP, RTP 1, RTP África, RTP Directo, RTP Mobile, RTPN, TV SUL, TV Ciência, TV Cristo Vive, TV Horizonte, TV Net etc...



Newsfeed

Gardening Newsfeed Fresh Content.net

Google




Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor